- Jorge Da Silva - http://www.jorgedasilva.blog.br -

RELIGIÃO CERTA É A NOSSA?

.

A pedrada na cabeça da menina Kayllane Campos, de 11 anos, reacende a discussão sobre a liberdade religiosa no Brasil. Não é questão nova, já que guarda relação com outros aspectos da cultura nacional, sobretudo a intolerância com os “diferentes”. Não fosse a pedrada e o sangue derramado pela menina, as provocações, as agressões verbais e os xingamentos sofridos por ela e os demais adeptos do Candomblé, com frases que se tornaram ‘palavras de ordem’ de fanáticos (“vão queimar no inferno!”, “macumbeir@s!”, “sai satanás!” etc.) não viriam à tona.

Embora amplos setores da sociedade e fiéis de praticamente todos os credos tenham manifestado repúdio a tamanha violência; e um abaixo assinado pedindo uma campanha nacional a favor da liberdade religiosa já conte com mais de 35.700 assinaturas (link abaixo para assinar), é preciso instrumentalizar os que lutam contra os intolerantes com as armas da Lei. Para isso, encontra-se à disposição também no link abaixo o livreto Guia de luta contra a intolerância religiosa e o racismo, editado pelo CEAP (Centro de Articulação das Populações Marginalizadas) em parceria com o Governo Federal / SEPPIR, que indica o que fazer em diferentes situações. É só clicar.

Os links:

– Guia de luta contra a intolerância religiosa e … http://www.emirlarangeira.com.br/imagens/guia.pdf [1]

– O abaixo assinado: https://www.change.org/p/assine-para-apoiar-kayllane-e-pedir-uma-campanha-a-favor-da-liberdade-religiosa-no-brasil?just_created=true [2]