foto de Jorge Da Silva

Jorge Da Silva é cientista político. Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor-adjunto / pesquisador-visitante da mesma universidade. Professor conteudista do Curso EAD de Tecnólogo em Segurança Pública (UFF - CEDERJ / CECIERJ). Criado no hoje chamado Complexo do Alemão, no Rio, serviu antes à PM, corporação em que exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior Geral. Foi também secretário de Estado de Direitos Humanos/RJ. É vice-presidente da LEAP Brasil ('Law Enforcement Against Prohibition Brazil' (Agentes da Lei Contra a Proibição)).

Ver perfil

Os conteúdos dos textos deste Blog podem ser usados livremente. Pedimos, no caso, que sejam consignados os devidos créditos, com a citação do autor e da fonte.

 



 

 

CONSCIÊNCIA NEGRA… ZUMBI DOS PALMARES, HERÓI

5 Comentários, deixe o seu

.

Hoje, 20 de novembro, é Dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela Lei 10.639/03, em homenagem a (Francisco) Zumbi dos Palmares. Nesse dia, em 1695, depois de anos de resistência à escravidão, é morto por forças governamentais. Os quilombolas liderados por ele lutavam pela liberdade, motivo pelo qual foram eliminados. A mesma Lei mandou incluir os temas História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio. Já antes, pela Lei nº 9.315/96, o nome de Zumbi dos Palmares havia sido inscrito no “Livro dos Heróis da Pátria”, guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília, ao lado de figuras como Tiradentes, Duque de Caxias, Almirante Barroso, José Bonifácio.

Uma grande guinada na história, se considerarmos que não faz tanto tempo que os livros de nossas crianças apresentavam Zumbi como vilão e Domingos Jorge Velho, o “bandeirante” caçador de índios e escravos fugidos, como o grande herói que destruiu o maior quilombo jamais existente no Brasil, o de Palmares, na Serra da Barriga, Alagoas, em nome da “unidade nacional”.

Bonito é que se vê a data sendo comemorada em todo o Brasil. E o que é mais importante, por brasileiros de todas as cores e origens. É feriado em 225 municípios e 11 estados. Dia de festa.

Aos poucos, portanto, a história do Brasil vai sendo reescrita. Não tardará, por exemplo, que, não só as crianças, mas sobretudo os adultos de hoje aprenderão que a chamada “Lei do Ventre Livre” não tornava livres os filhos da escrava desde o nascimento, como se pode conferir no § 1º do Art. 1º da referida Lei (nº 2040, de 28/09/1871):

§ 1º – Os ditos filhos menores ficarão em poder o sob a autoridade dos senhores de suas mãis, os quaes terão obrigação de crial-os e tratal-os até a idade de oito annos completos.  Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da mãi terá opção, ou de receber do Estado a indemnização de 600$000, ou de utilisar-se dos serviços do menor até a idade de 21 annos completos. [grifo meu]

Está na Lei, mas os livros omitiam essa informação (será que ainda não omitem?) Bem, isso é outra conversa. Vamos comemorar Zumbi.

PS. Sobre “Consciência Negra” e racismo, ver e ouvir depoimento de Chico Buarque de Holanda. É só clicar:  http://www.youtube.com/watch?v=sD2sjAw9mlM

 

5 Comentários, deixe o seu   |    Imprimir este post Imprimir este post    |   


5 comenários to “CONSCIÊNCIA NEGRA… ZUMBI DOS PALMARES, HERÓI”

  1. Paulo Roberto disse:

    Concordo inteiramente com o professor Jorge. O reconhecimento do significado de Zumbi para a história do Brasil é, sem dúvida, algo de muito positivo para a construção de uma identidade nacional verdadeiramente multicultural. Acho, entretanto, que um único herói da pátria negro está muito aquém da realidade histórica do Brasil. Por isso, já sugiro a inclusão no livro de um dos personagens mais grandiosos de nossa história: João Cândido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata que, em 1910 (!) conseguiu abolir os castigos corporais contra os marujos da marinha de guerra. Como diz a canção, o Almirante Negro “que tem por monumento as pedras pisadas dos cais” merece o reconhecimento por sua luta contra a opressão e em prol da liberdade e da dignidade do povo brasileiro.

  2. paulo fontes disse:

    ANGOLA,CONGO, BENGUELA
    MONJOLO,CABINDA,MINA
    QUILOA,REBOLO
    AQUI ONDE ESTÃO OS HOMENS
    HÁ UM GRANDE LEILÃO
    DIZEM QUE NELE HÁ UMA PRINCESA FENDA
    QUE VEIO JUNTO COM SEUS SÚDITOS
    ACORRENTADOS EM CAROOS DE BOIS
    EU QUERO VER EH, EH
    EU QUERO VER EH, EH
    EU QUERO VER EH, EH, EHE, EH
    AQUI ONDE ESTÃO OS HOMENS
    DO LADO CANA DE AÇÚCAR
    DO OUTRO LADO CAFEZAL
    AO CENTRO SENHORES SENTADOS
    VENDO A COLHEITA DO ALGODÃO
    SENDO COLHIDO POR MÃOS NEGRAS
    EU QUERO VER,EH,EH,
    EU QUERO VER,EH,EH
    QUANDO O ZUMBI CHEGAR
    O QUE VAI ACONTECER
    ZUMBI É SENHOR DAS GUERRAS
    É SENHOR DAS DEMANDAS
    QUANDO ZUMBI CHEGA
    É ZUMBI É QUEM MANDA
    EU QUERO VER
    EU QUERO VER
    ANGOLA, CONGO
    BENGUELA, MONJO,
    CABINDA, MINA
    QUILOA,REBOLO.

    MÚSICA:ZUMBI
    AUTOR:JORGE BEN
    ALBUM:TÁBUA DE ESMERALADAS

  3. jantunes1@hotmail.com disse:

    A carne mais barata do mercado é a carne negra

    http://www.youtube.com/watch?v=LZeJQ1WVKpI&feature=player_embedded

    Que vai de graça pro presídio
    E para debaixo de plástico
    Que vai de graça pro subemprego
    E pros hospitais psiquiátricos
    A carne mais barata do mercado é a carne negra (5x)
    Que fez e faz história
    Segurando esse país no braço
    O cabra aqui não se sente revoltado
    Porque o revólver já está engatilhado
    E o vingador é lento
    Mas muito bem intencionado
    E esse país
    Vai deixando todo mundo preto
    E o cabelo esticado
    Mas mesmo assim
    Ainda guardo o direito
    De algum antepassado da cor
    Brigar sutilmente por respeito
    Brigar bravamente por respeito
    Brigar por justiça e por respeito
    De algum antepassado da cor
    Brigar, brigar, brigar

  4. Eron disse:

    Aos poucos as verdades históricas vem sendo reveladas. Durante muito tempo as mesmas vinham sendo encobertas por interesses eletistas, mas hj em dia não cabe mais isto, os fatos tem de ser mostrados e a verdade deve vir a tona. Interessante também foi ferificar a proporção nacional que este dia tomou, como o Sr. mesmo colocou e almejo que os direitos dos negros sejam perpetuados em toda a sociedade nacional. Viva Zumbi, e viva sua luta pelo fim opressão escravista.

  5. josé antunes disse:

    Os três alunos de medicina acusados de agredir fisicamente e ofender um auxiliar de serviços gerais, em dezembro do ano passado, foram expulsos do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde estudavam.

    A universidade informou que eles foram notificados hoje, após uma comissão avaliar que a conduta dos alunos feriu o regimento da instituição.

    No dia 12 de dezembro, os estudantes Emílio Pechulo Ederson, de 20 anos, Felipe Giron Trevisani, de 21, e Abrahão Afiune Júnior, de 19, foram presos por agredirem Geraldo Garcia, de 55 anos.

    Um dos jovens acertou as costas de Garcia com um tapete e ainda gritou “negro”. Algumas pessoas viram o ocorrido. Os estudantes foram liberados menos de 24 horas após o ocorrido, depois de cada um pagar fiança de R$ 5.580

Envie o comentário


0/Limite de 1800 caracteres

Add video comment