RIO É ZONA SUL. NITERÓI É ZONA SUL… E TRAFICANTES ABDUZIDOS
3 Comentários, deixe o seu.
Dois pontos se destacam na matéria de O Globo de ontem, 05/01/2014. Ao ler a chamada na primeira página (“Em Niterói, menos PMs, mais crimes”), imaginei: “Bem, agora vai, Niterói vai entrar no mapa da segurança do Estado”. A chamada, que me animou (moro em Niterói), não correspondeu, no entanto, ao que se lê na longa matéria, que tratou problemas de São Francisco e Icaraí, bairros nobres onde as taxas de criminalidade violenta não são maiores do que as da cidade, como sendo “os problemas” de toda a Niterói. Repete-se aqui o padrão carioca, onde os moradores de áreas afluentes, com a ajuda de vizinhos midiáticos, pressionam as autoridades para canalizar os efetivos policiais para o seu bairro, a sua praia, a sua rua, como se a polícia não fosse estadual, com a missão de prover serviços de segurança para todo o município e todo o estado (16 milhões de habitantes em 92 municípios), com isso sacrificando os policiais, em particular os PMs. No caso em foco, idem, como se o município de Niterói se resumisse a dois dos seus 52 bairros, e não contasse com mais de 70 “comunidades”. Na matéria, os exemplos de violência são de casos ocorridos nesses dois bairros. Óbvio que são bairros de Niterói, mas não são a Niterói, embora se deva reconhecer que a preocupação dos seus moradores faz sentido.
O outro ponto refere-se ao cabo de guerra entre as autoridades da segurança e moradores de áreas ditas “periféricas”, estes afirmando que os traficantes saídos de comunidades com UPPs migraram para outras áreas e municípios, e as autoridades dizendo que não. Eis que, alvíssaras!, o secretário de Ordem Pública de Niterói, coronel PM Marcus Jardim, que já comandou o 12º BPM, Niterói, e o Comando de Policiamento da Capital do estado, não tem dúvida sobre algo que a população de Niterói sabe há muito. Entrevistado, foi direto: “– Bato na tecla de que há marginais de fora agindo aqui. E é notório que um grande efetivo de policiais foi direcionado para a capital”. Bem, se nenhum dos dois lados da corda está com a razão, a conclusão só pode se uma: não tendo sido presos nem migrado para outros lugares, os traficantes devem ter sido abduzidos por alguma nave.
PS. Não adianta insistir: não vou me mudar da Zona Norte…
Realidade. Infelizmente há áreas que são privilegiados porque concentram pessoas com maior poder aquisitivo enquanto as áreas não tão nobres seguem esquecidas pelas autoridades. O Senhor citou a Niteroi e eu me recordei que no ano novo em Copacabana foram mais de 1500 policiais, me perguntava como ficaria o policiamento no restante da cidade…. Engraçado que estas áreas mais carentes são as que concentram maior quantidade de voto, e são, as que os nosso nobres políticos mais fazem promessas e ganham voto, a população precisa se atentar a isto.
Caro Eron,
Essa turma tem muita cara de pau.
Caro Eron,
Sem dúvida.