foto de Jorge Da Silva

Jorge Da Silva é cientista político. Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor-adjunto / pesquisador-visitante da mesma universidade. Professor conteudista do Curso EAD de Tecnólogo em Segurança Pública (UFF - CEDERJ / CECIERJ). Criado no hoje chamado Complexo do Alemão, no Rio, serviu antes à PM, corporação em que exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior Geral. Foi também secretário de Estado de Direitos Humanos/RJ. É vice-presidente da LEAP Brasil ('Law Enforcement Against Prohibition Brazil' (Agentes da Lei Contra a Proibição)).

Ver perfil

Os conteúdos dos textos deste Blog podem ser usados livremente. Pedimos, no caso, que sejam consignados os devidos créditos, com a citação do autor e da fonte.

 



 

 

ENCONTRO DOS PMs “TREME TERRA”

10 Comentários, deixe o seu

.
Divulgo, por solicitação da Sociedade Treme Terra, carta relativa ao encontro que ocorrerá no sábado, dia 22, enviada ao Jornal O Fluminense

Caserna General Castrioto, 19 de agosto de 2009

Ao Jornal O Fluminense
Nesta

REF.: ENCONTRO DE TREME TERRA

Prezados Senhores

A SOCIEDADE TREME TERRA tem como objetivos principais promover e estimular o reencontro dos integrantes da Polícia Militar do antigo Estado do Rio de Janeiro, cognominados TREME TERRA, que fizeram história desde a sua criação, em 1835, até a sua extinção no ano de 1975.

Com a possibilidade de demolição das instalações da antiga EsFO, a SOCIEDADE TREME TERRA realizará no dia 22 de agosto um grande encontro nas dependências da Ex-Escola com as 18 turmas que passaram por aquele solo, totalizando cerca de 340 oficiais, contando com a presença dos Ex-Governadores Celso Peçanha e Geremias de Mattos Fontes, de Ex-Comandantes Gerais e outras autoridades

Programação:
Local: ESPM – Av. Feliciano Sodré – Niterói
10:00 hs Culto Ecumênico em ação de graças
10:30 hs Solenidade
– chamada dos falecidos
РToque de sil̻ncio
– Entrega de Medalhas Comemorativas do 2º Aniversário da Sociedade Treme Terra.
11:30 hs Coquetel.

Neste sentido, solicitamos o costumeiro apoio desse conceituado veículo na divulgação.

Cordialmente

_____________________________
Cel PM Laurílio José da Silva
Diretor Presidente

10 Comentários, deixe o seu   |    Imprimir este post Imprimir este post    |   


10 comenários to “ENCONTRO DOS PMs “TREME TERRA””

  1. f. Cristina disse:

    Espero que o evento alcance o objetivo esperado. Os oficias reunidos recebem o meu total apoio, Oro para que a comunidade local também se sensibillize e de participe ativamente para a permanência do quartel.

  2. nilton de souza moraes disse:

    maricá tem que melhorar

  3. Sem nenhuma conotação religiosa sendo apenas fruto de observações e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, penso:

    Antigamente reis, rainhas, generais, Conquistadores, Presidentes e Ditadores, filósofos, poderosos de alguma forma passaram pelo mundo e foram esquecidos. Alguns, por sua obra construtiva ou destrutiva, ainda permanecem nos livros de história, conhecidos apenas pelos estudiosos deste ou daquele tema.
    Modernamente pessoas dentro do mesmo padrão, são esquecidas rapidamente e nem nos livros são lembrados. Mas existem alguns que, não tiveram poder, não tiveram dinheiro, não tiveram títulos ou honrarias, pregaram a paz, a humildade e o amor como grandes trunfos para o desenvolvimento da raça humana e, mesmo passados milênios, nunca são esquecidos. Por que será?

  4. Luiz disse:

    Sr.Boa Tarde.Tenho alguns amigos que são reformados da PM-RJ. E, outro dia, apesar de eu ser civil, provoquei-os para informam-me o queria dizer “Treme Terra”, fique espantado que cada um deu uma explicação, e eu, fique sabendo menos ainda o que seria “Treme Terra”, e procurei em algumas paginas, mas nada fala a respeito do por que este nome, seria possível o sr. presta esta digna ajuda, e também divulgarei para eles, que existe um encontro anual dos Treme Terras.
    desde já,
    Gratos,
    Luiz Carlos

  5. jorge disse:

    Caro Luiz Carlos,
    Retirei de uma Ordem do dia de 2009, relativa ao aniversário da PM do antigo Estado do Rio, que a expressão Treme Terra se refere ao 12º Batalhão de Voluntários da Pátria, que lutou na Guerra do Paraguai. “O Treme Terra revelou conduta singular, feitos inigualáveis, como as vitórias nas Batalhas de Itapiru, Tuiuty, Curuzu, Humaitá, Lomas Valentinas e Angustura, combatendo com destemor e sentimento patriótico, cumprindo sua missão com exemplar perseverança, nunca se desviando do objetivo maior: a defesa da Pátria. Nossos bravos e valorosos combatentes só descansaram após alcançarem a capitulação do inimigo, em 1º de Março de 1870, na histórica Batalha de Cerro Cora.”

  6. Felipe disse:

    MUITO OUÇO MEU AVÓ FALAR QUE FEZ PARTE DO TÃO FAMOSO TREME TERRA MAIS NÃO ACHO NENHUMA HISTÓRIA SOBRE O ASSUNTO COMO FAÇO?

  7. jorge disse:

    Caro Felipe,
    Desculpe o atraso na resposta. Encaminho os endereços de e-mail de duas pessoas que melhor poder explicar o Treme Terra:
    Cel Ricardo Silveira Furtado e Cel Geraldo Piancó .
    Abraço,
    Jorge

  8. MARCIO disse:

    MAIS QUE JUSTO HOMENAGEAR QUANDO ESTA VIVO….
    PARABENS A TODOS TREME TERRA ATE A TERRA TREMEU…..12

  9. PAULO ROBERTO FERREIRA RIBEIRO disse:

    Sou o único Treme Terra que foi, soldado; detetive de polícia; oficial de justiça; e é tabelião. Tenho saudades dos colegas. Um grande abraço em todos. SOLDADO RIBEIRO, 1-11.886

  10. jorge disse:

    Estamos juntos. Treme Terra.

Envie o comentário


0/Limite de 1800 caracteres

Add video comment