- Jorge Da Silva - http://www.jorgedasilva.blog.br -

UERJ FIRMA PARCERIA COM UNIVERSIDADE NEGRA NORTE-AMERICANA PARA INTERCÂMBIO DE PROFESSORES E ALUNOS

.

Acontecerá no Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj, no próximo dia 21, segunda-feira, às 10:00 h., o Encontro de Trabalho entre a direção da Southern University Batton Rouge / Lousiana – USA e a da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj. Na oportunidade, o Prof. Dr. James L. Llorens, Chanceler daquela Instituição, e o Prof. Dr. Ricardo Vieiralves de Castro, Reitor da Uerj, assinarão o Memorando de Entendimento – MOU dando início à parceria.

Feliz coincidência. O intercâmbio inicia-se no momento em que os ministros do Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, declaram constitucionais os programas de cotas nas universidades brasileiras.

As duas universidades têm afinidades. A Southern University Baton Rouge, fundada em 1880, foi uma das primeiras universidades voltadas para o desenvolvimento educacional, econômico e social dos negros após a abolição da escravatura naquele País. A Uerj foi a primeira universidade brasileira a implantar um programa de cotas na educação superior para estudantes negros. Em suma, as duas instituições põem foco especial nas questões da diversidade e da igualdade, oferecendo oportunidade de acesso a todos, independentemente de gênero, etnia, religião ou origem.

A programação prevê ainda: no dia 21, a palestra da Profª Drª Mônica Heilbron, Sub-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, sobre a Uerj e suas atividades, e a do Chanceler Llorens sobre a história e as atividades da Southern; e no dia 22, palestra da Profª Drª Lená Medeiros, Sub-Reitora de Graduação, sobre  “Ação Afirmativa e o Sistema de Cotas”.

A parceria é concebida com o objetivo de promover a cooperação mútua nos campos do ensino e da pesquisa, com ênfase nas seguintes áreas: Intercâmbio do corpo docente e estudantes; Atividades conjuntas de pesquisa; Intercâmbio Cultural; Atividades de extensão; Programas acadêmicos especiais de curta duração; participação em seminários e encontros acadêmicos.