foto de Jorge Da Silva

Jorge Da Silva é cientista político. Doutor em Ciências Sociais pela UERJ e professor-adjunto / pesquisador-visitante da mesma universidade. Professor conteudista do Curso EAD de Tecnólogo em Segurança Pública (UFF - CEDERJ / CECIERJ). Criado no hoje chamado Complexo do Alemão, no Rio, serviu antes à PM, corporação em que exerceu o cargo de chefe do Estado-Maior Geral. Foi também secretário de Estado de Direitos Humanos/RJ. É vice-presidente da LEAP Brasil ('Law Enforcement Against Prohibition Brazil' (Agentes da Lei Contra a Proibição)).

Ver perfil

Os conteúdos dos textos deste Blog podem ser usados livremente. Pedimos, no caso, que sejam consignados os devidos créditos, com a citação do autor e da fonte.

 



 

 

GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA NA UFF

4 Comentários, deixe o seu

.

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

Criado o curso de graduação em Segurança Pública na Universidade Federal Fluminense – UFF, depois do empenho de anos do professor Roberto Kant de Lima. Transcrevo matéria do jornal O Globo deste domingo, 08/01 /2011, a respeito.

 

“PM na UFF

Por Luiz Garcia

“Dentro de quatro anos, o Rio ganhará profissionais com formação universitária em segurança pública. Parece boa ideia, pelo menos porque toda novidade positiva nessa área é bem-vinda em princípio.

Numa guerra que a sociedade não está ganhando — na melhor das hipóteses, defendida por otimistas obstinados, estamos segurando nos dentes um frágil empate — novas ideias merecem, pelo menos, uma expectativa forrada de esperança.

A iniciativa é da Universidade Federal Fluminense, que oferece 60 vagas a novos universitários. O dono da ideia, professor Roberto Kant de Lima, diz que a formação de profissionais que existe hoje “nas academias de polícias e faculdades de Direito” não tem o que ele chama de “perspectiva da sociedade”: está amarrada à “visão do aparelho de repressão do Estado”.

Traduzindo: a ideia é treinar profissionais que pensem prioritariamente nos interesses dos cidadãos — que não seriam exatamente idênticos aos das autoridades que cuidam da segurança pública — e isso não é exatamente uma novidade. Os inéditos bacharéis em segurança estarão distantes do que o professor chama de “lógica da repressão”: vão estudar matérias como administração de conflitos, sociologia e antropologia.

O projeto não é novo: há quatro anos, foi rejeitado pela UFF. E, de 2000 a 2006, ele existiu sob a forma de um curso de especialização obrigatório para a promoção de policiais do Estado do Rio. Não deu certo, segundo Kant de Lima, porque os policiais-alunos “vinham com suas culturas profissionais muito enraizadas”. Na nova versão, não há esse problema: os candidatos não terão experiência alguma. O que os defensores da ideia consideram uma virtude, com a mesma certeza que os adversários a condenam.

Vale a pena registrar que a novidade é elogiada por um coronel da PM, Robson Rodrigues, que tem, pode-se dizer, experiência nos dois times: é mestre em antropologia e foi comandante das UPPs — possivelmente a melhor iniciativa da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro nas últimas décadas.

Ele lembra que levar a segurança pública para o meio universitário é uma iniciativa democrática. Tem razão, com certeza: é uma forma de aproximar os agentes do Estado dos cidadãos.”

 

4 Comentários, deixe o seu   |    Imprimir este post Imprimir este post    |   


4 comenários to “GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA NA UFF”

  1. cidadão disse:

    acho interessantissimo isso!

    Só assim para trocar esse tipo de profissionais viciados pela imprensa e por uma visão estúpida do que é polícia.

    Negócio de descer a porrada, mandar bala… é por isso que temos essa # de profissional hoje que a maioria vira bandido por agir como bandidos!

    Tomara que dê certo!

  2. jorge disse:

    Caro Cidadão,
    A “maioria” é, evidentemente, uma generalização injusta.

  3. MARCO FRANCO disse:

    Bom dia,
    Meu no é Marco Antonio Franco, sou Sargento da Polícia Militar atuo no grupo de Resgate, e gostaria muito de fazer essa graduação. Por favor me oriente como funciona a seleção e data de abertura.
    Att. Marco Franco

  4. jorge disse:

    Caro Marco,
    Desculpe a demora na resposta. O Curso se realiza na Faculdade de Direito de Niterói. Ó vestibular acompanha o vestibular gera das universidades públicas federais. Aí vai o endereço eletrônico do curso, onde você poderá obter maiores informações.Está no site da Universidade Federal Fluminense (UFF):
    http://www.prograd.uff.br/novo/cursos/graduacao/curso-superior-de-bacharelado-em-seguranca-publica-e-social

Envie o comentário


0/Limite de 1800 caracteres

Add video comment