- Jorge Da Silva - http://www.jorgedasilva.blog.br -

PORTAIS, MUROS E CERCAS. AINDA APARTAÇÃO?

 

Lê-se no jornal O Globo de hoje, sábado, 04 / 09 / 2010, p. 19, em matéria assinada pelas jornalistas Isabel Araújo e Flávia Lima:

Moradores da Urca pedem portal de segurança após 3 arrastões em 10 dias

 
Comandante do 2º BPM diz que esse tipo de crime cresce em toda a cidade 

 

E no corpo da matéria:

A associação de Moradores da Urca (Amur) pretende reivindicar, junto à Secretaria estadual de Segurança Pública, a construção de um portal de segurança nos moldes do projeto desenvolvido para a Ilha. A proposta será semelhante a uma praça de pedágio, com câmeras de monitoramento”.

O presidente da Amur é categórico: “Nossa única solução é reforçar a segurança na entrada e saída do bairro com um portal”.

Em suma, parece que o presidente deseja ver o seu bairro transformado em outra “ilha” em relação à cidade. Será que pensou em passes? Portais, muros e cercas. Portal da Urca, Portais da Barra, Portal da Ilha. Assim, de ilha em ilha, vai-se configurando, às claras, não uma cidade partida em duas, como a viu Zuenir Ventura em livro célebre, mas em várias partes. Partes. Tristeza para quem sempre sonhou ver o Rio integrado socialmente.

Remeto o leitor do “blog” a um pequeno conto, “Arrastão em Ipacabana”, publicado há mais de 20 anos, em meio a outra onda separatista motivada pelo medo. É só clicar:

http://www.jorgedasilva.com.br/conto/6/arrastao-em-ipacabana/ [1]

  [2]